Pré-Natal
O pré-natal é o acompanhamento médico que tem como objetivo a prevenção, a orientação, o esclarecimento e o diagnóstico de qualquer alteração da saúde da gestante e/ou do bebê.
É através dos exames do pré-natal que a mulher pode cuidar de sua saúde e do bem-estar do bebê, evitando diversas doenças e complicações que podem trazer inclusive o parto prematuro e o aborto. Além disso, é um período em que o casal se prepara para receber o bebê da melhor maneira possível e pode tirar todas as dúvidas sobre, por exemplo, cuidados com a higiene e amamentação.
Na primeira consulta serão solicitados vários exames:
- Hemograma, para checar se a mulher está com anemia ou infecções;
- Glicemia de jejum, para verificar a taxa de glicose no sangue;
- Tipagem sanguínea + fator RH;
- Sorologias para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis, AIDS, hepatite B e C;
- Urocultura + antibiograma;
- Exame de fezes;
- Prevenção do câncer do colo uterino (Papanicolau);
- Ultrassonografia obstétrica.
Muitos destes exames serão repetidos no decorrer do pré-natal, assim como a ultrassonografia, que será realizada conforme a idade gestacional.
Em casos de gestação de risco ou se os resultados dos exames estiverem fora do padrão esperado para aquela fase da gravidez, o médico poderá pedir outros exames adicionais ou repetir alguns de acordo com a necessidade para uma melhor avaliação.
Geralmente, as consultas médicas são mensais até o sétimo mês de gestação, quinzenais até a 36ª semana e semanais até o final da gestação.