Check up Ginecológico
A prevenção é o melhor caminho para se ter uma boa saúde
No caso da mulher, é indispensável fazer um check up ginecológico ao menos uma vez por ano, principalmente após o início da atividade sexual. Do ponto de vista ginecológico, o check up varia de acordo com a faixa etária em que essa mulher se encontra.
No geral são solicitados pelo ginecologista:
- Exame clínico geral
- Papanicolau – atua na prevenção do câncer de colo uterino
- Ultrassom de mama (para mulheres até 35 anos) – atua na prevenção do câncer de mama, é menos invasivo do que a mamografia e não comprime as mamas.
- Mamografia (para mulheres a partir dos 35 anos) – atua na prevenção do câncer de mama através de imagens de raio-x
- Colposcopia – detecta presença de lesões na vagina ou colo do útero
- Ultrassom pélvico ou transvaginal – detecta problemas de ordem ginecológica como miomas, cistos ovarianos e câncer de ovário ou de endométrio
- Exames de sangue – hemograma, dosagem de colesterol, glicemia, tireóide
- Densitometria óssea – para detectar perda de massa óssea em mulheres que estão no período da menopausa.
Qual a importância de todos esses exames serem feitos anualmente?
Para as mulheres mais jovens:
Até mesmo as que ainda não iniciaram a vida sexual, é importante que tenham o acompanhamento de um ginecologista, não só para avaliar possíveis problemas como alterações da menstruação, cólicas, alterações nas mamas, TPM, mas também para aproveitar a oportunidade e receber orientações sobre o seu próprio corpo, mudanças que acontecem em cada fase da vida, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada e todas as outras dúvidas que puderem ter.
Para mulheres com vida sexual ativa:
Mulheres que utilizam algum método contraceptivo como pílulas, DIU e outros, as que desejam engravidar ou até mesmo as que já estão na menopausa, o check up ginecológico é importante para realizar controle de medicações, pressão arterial e quaisquer outros sintomas que possam aparecer, evitando assim maiores complicações.