DST’s

DST é a sigla para doenças sexualmente transmissíveis e, como o próprio nome já diz, são doenças transmitidas principalmente pela troca de fluídos corporais, que acontece durante a relação sexual.

Algumas delas podem até mesmo ser transmitidas verticalmente, ou seja, de mãe para filho na hora do parto, se não houver um tratamento adequado.

Entre as DST’s mais conhecidas estão:

AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida é provocada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico, enfraquecendo as defesas do organismo. O portador do vírus pode ficar anos sem desenvolver a síndrome, mas neste período é capaz de transmiti-la a outras pessoas.

Sífilis

Doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, que apresenta como sintomas iniciais pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços na virilha – que não doem e não coçam. Em sua fase mais avançada, pode provocar manchas em várias partes do corpo e queda dos cabelos. Quando não tratada, a sífilis está relacionada a complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos.

Gonorreia

Também é uma infecção causada por bactéria, que pode infectar o colo do útero, o canal anal, a garganta e os olhos. Seus sintomas são semelhantes aos provocados pela clamídia, e da mesma maneira pode se manifestar como uma doença assintomática.

Clamídia

Em muitos casos pode ser assintomática, é uma infecção causada por bactéria e atinge os órgãos sexuais da mulher e do homem. Quando há a presença de sintomas, são eles: dor ao urinar, aumento de corrimento vaginal, sangramento fora de época da menstruação e dor durante a relação sexual. O tratamento é feito com antibióticos.

Herpes genital

É provocada por um vírus, que apesar de não ter cura, tem tratamento. O principal sintoma é o surgimento de bolhas na região genital, que mais tarde se tornam feridas. Após a contaminação, o surgimento das bolhas pode ser desencadeado por fatores físicos e psicológicos relacionados à baixa da imunidade como estresse, cansaço, esforço exagerado, febre, exposição ao sol, traumatismo, uso prolongado de antibióticos e menstruação.

HPV

Doença que pode ser causada por um dos mais de 150 tipos do Human Papillomavirus. O principal sintoma é o surgimento de verrugas nos órgãos genitais e lesões no colo do útero. O tratamento varia de acordo com o prognóstico e pode incluir, além de cremes, a eliminação das lesões por cauterização elétrica, química, a laser ou com uso de crioterapia (cauterização a frio).
É imprescindível que seu parceiro também busque saber se está infectado e se trate, para evitar os perigos da doença e também não transmiti-la novamente.

Prevenção

O uso de preservativos nas relações sexuais é indispensável para evitar as DST’s.

No entanto, ele pode não ser 100% seguro contra algumas doenças. Por exemplo, contra o HIV a camisinha é completamente eficaz, mas contra o HPV não. Como o HPV pode causar verrugas ao redor dos genitais, pode haver transmissão pelo contato com a pele. Vale lembrar também que o uso da camisinha deve ser feito desde o início da relação sexual e não apenas no momento da ejaculação.

r

Fique Atenta

Usar preservativos em toda relação sexual e manter os exames preventivos em dia são as melhores formas de se prevenir contra as DST’s e cuidar da sua saúde.