Doenças Reumatológicas em Gestantes

São várias doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos.

Algumas delas cursam tranquilamente com a gravidez, como por exemplo artrite reumatoide, artrite psoriásica/psoríase e outras doenças reumatológicas inflamatórias que podem afetar a coluna, ligamentos e tendões.

Mas existem doenças que dependendo das alterações já estabelecidas podem significar uma gravidez de altíssimo risco para a mãe e para o feto, como lupus eritematoso sistêmico, síndromes antifosfolípides, entre outras. O tratamento das doenças reumatológicas durante a gravidez deve ser feito levando em consideração o risco e o benefício que cada droga oferece.

Os estudos sobre outros biológicos indicam possibilidade de uso, quando bem controlado e indicado, pelo menos em alguma fase da gravidez. É muito importante que cada caso seja muito bem avaliado antes da concepção pelo reumatologista e pelo obstetra para o melhor planejamento da gravidez, trazendo o melhor resultado possível.

R

Segundo um grande estudo feito pela Liga Européia contra o Reumatismo, são consideradas drogas compatíveis com a gravidez e amamentação:

• Sulfassalazina,
  • Azatioprina,
  • Ciclosporina,
  • Tacrolimus,
  • Colchicina,
  • Glicorticóides,
  • Imunoglobulinas endovenosas.

São contraindicadas drogas como:

• Metotrexate,
  • Mofetil Micofenolato( MMF)